Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Jornal Amazonense
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Jornal AmazonenseJornal Amazonense
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Com incentivos do Idam, produção de açaí cresce 150% no Amazonas

20 de maio de 2025
Compartilhar

Há 59 minutos

Dados apontam que a produção anual saltou de 550,8 mil para aproximadamente 1,3 milhão de toneladas de frutos

FOTOS: Divulgação/IdamUm dos frutos mais apreciados pela população amazonense, o açaí apresentou, entre os anos de 2018 a 2024, o aumento de aproximadamente 150% de produção no estado. A informação foi divulgada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e evidencia o resultado dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) realizados, neste período, que propiciaram o crescimento da cultura no Amazonas.

Os dados do instituto apontam que, nos últimos sete anos, a produção anual saltou de 550,8 mil para 1,3 milhão de toneladas de frutos. Este crescimento de produção é reflexo do aumento de 173% nas áreas plantadas. Em 2018, eram 4,3 mil hectares de açaízeiros e, hoje, são mais de 11 mil ha em todo estado.

O Amazonas avançou no cultivo com objetivo de aumentar a oferta do fruto nos mercados nacional e internacional. Para isso, em 2019, o Idam deu início a implementação do Projeto Prioritário (PP) do Açaí, a fim de intensificar os serviços de Ater em 12 municípios com maior potencial para a cultura.

Os municípios contemplados pelo PP inicialmente foram: Codajás, Carauari, Borba, Anori, Manicoré, Coari, Rio Preto da Eva, Manacapuru, Lábrea, Tapauá, Nova Olinda do Norte e Benjamin Constant. Neste ano, Tefé e Anamã também foram inseridos no projeto.

Projeto Prioritário

Os produtores rurais agricultores familiares inseridos no PP recebem orientações técnicas sobre boas práticas para cultivo e manejo do açaí nativo, participam de cursos, demonstrações de métodos, palestras, visitas técnicas, entre outras metodologias de Ater.

De acordo com a coordenadora do PP Açaí, Anecilene Buzaglo, o projeto tem o intuito de aumentar a produção e a produtividade de duas espécies de açaí no estado: Euterpe oeracea, oriunda do Pará (conhecida como açaí do Pará), e a Euterpe precatória, típica do Amazonas (conhecido como açaí do Amazonas).

“Temos quatro Unidades Demonstrativas de Cultivo de Açaí em área mecanizada nos municípios de Borba, Novo Olinda, Codajás e Benjamin Constant, onde estamos implantando sistemas de irrigação dentro nas áreas de plantio para verificar a produção e a produtividade de cada espécie”, contou.

Distribuição de mudas

Os 12 municípios inseridos no projeto possuem viveiros para produção de mudas que são distribuídos gratuitamente aos produtores rurais. “Os viveiros têm capacidade de produzir 5 mil mudas por ano, cerca de 60 mil por ano. Com isso, já distribuímos mais de 200 mil mudas de açaí aos produtores”, frisou.

Além disso, em 2022 e 2023, a Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), em parceria com a ADS e o Idam, distribuiu cerca de 5,5 mil quilos de sementes de açaí das variedades BRS Pará e BRS Pai d’égua diretamente aos agricultores.

Propriedades nutricionais

O açaí tem importantes propriedades nutricionais, além de ser uma excelente fonte de energia para o corpo. Por conta disso, a partir da década de 1990, o açaí consumido pelas comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia começa a ganhar popularidade fora da região Norte do país.

De acordo com a coordenadora, as espécies de açaí cultivadas no Amazonas e no Pará são diferentes. Segundo a técnica, além do açaí amazonense ter mais rendimento de polpa, maior produtividade e longevidade, o fruto local também se destaca por ter um menor teor de gordura.

“O açaí do Amazonas é mais magro. Ele tem um teor de gordura menor e, por conta disso, tem menos calorias. Para quem pretende ingerir o fruto pelos benefícios para saúde com presença bioativos como antocianina, fitoesteróides, ômega 6 e 9 e vitamina E, dentre outros, o açaí do amazonense é mais indicado por ter um valor nutricional (destacadamente de antocianina) superior ao do Pará”, informou.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Ilumina+ Amazonas: Governador Wilson Lima anuncia modernização da iluminação pública de Anamã com tecnologia LED

14 de junho de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura nova estrutura de Telessaúde em Anamã e reforça atendimentos com unidades flutuantes

14 de junho de 2025
Amazonas

CIF fiscaliza bares e ‘adegas’ nas zonas centro-sul e oeste de Manaus

14 de junho de 2025
Amazonas

Detran-AM realiza 196 atendimentos durante evento promovido pela OAB-Amazonas

14 de junho de 2025
Amazonas

Barco Hospital São João XXIII encerra 11ª expedição com mais de 8 mil atendimentos em Anamã

13 de junho de 2025
Amazonas

Governo do Estado vai iniciar seleção das famílias que serão contempladas com unidades habitacionais do Amazonas Meu Lar

13 de junho de 2025
Jornal AmazonenseJornal Amazonense