Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Jornal Amazonense
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Jornal AmazonenseJornal Amazonense
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Secretário de Cultura de Urucurituba é eleito presidente do Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura

29 de novembro de 2023
Compartilhar

Maick José Soares Tavares ficará à frente do Fórum Estadual durante o ano de 2024

Foto: Alex Maia (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

O Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura do Amazonas elegeu, nesta terça-feira (28/11), sua nova Diretoria Executiva. O secretário de Cultura de Urucurituba, Maick José Soares Tavares, foi eleito o novo presidente do fórum para o ano de 2024.

A votação foi realizada on-line, possibilitando que até às 22h do dia 28 de novembro, os integrantes do Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura do Amazonas manifestassem sua preferência entre os candidatos.

Dentre os 33 municípios credenciados, 32 votaram, já que o município de Barreirinha não realizou votação. Maick José Soares Tavares foi eleito com 23 votos, o que representa o percentual de 71% dos eleitores.

“Temos grandes desafios pela frente. O Fórum de Secretários foi crucial para que 100% dos municípios realizassem suas adesões à Lei Paulo Gustavo, que injetou milhões em recursos para todo o estado do Amazonas”, afirmou o presidente eleito. 

Segundo Maick Tavares, a oportunidade atual é aderir à Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, que injetará mais recursos, com o intuito de potencializar ações e projetos dos fazedores de cultura dos municípios. “Queremos que todas as cidades do Amazonas possam ter acesso a este recurso, que será pago durante cinco anos, e estaremos dando todo suporte técnico, juntamente com a equipe da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, para alcançar mais uma vez os 100%”, disse. 

O presidente eleito declarou ainda que o Fórum também terá algumas tarefas prioritárias para 2024. “A primeira é se consolidar cada vez mais, enquanto organização representativa dos municípios, garantir a representatividade e participação nas discussões e definições nacionais, rompendo o isolamento amazônico”, definiu.

Para Maick Tavares, outra tarefa prioritária, ainda maior, é sensibilizar e promover ações e iniciativas que visem à institucionalização das políticas públicas de cultura nos municípios. “Nosso desejo é que os municípios amazonenses estruturem os seus CPFs da Cultura, construindo seus Conselhos Municipais, Planos e Fundos de Cultura. E isso será um marco para nós gestores. Um salto de qualidade nas gestões culturais”, concluiu.

A nova diretoria

Em segundo lugar no pleito ficou a secretária de Cultura de Barcelos, Rosângela Colares, com 5 votos e 15% da preferência do eleitorado, elegendo-se vice-presidente do Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura. Ronald Siqueira ficou em terceiro com 4 votos, o que representa 12% da preferência.

Em consonância com termos do edital que estabeleceu as regras para a eleição, nos casos em que houve apenas um candidato para o cargo, a eleição foi feita por aclamação. Nesse sentido, o cargo de Secretário Executivo e o cargo de Secretário de Relações Públicas Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura do Amazonas foram aclamados.

A composição da nova Diretoria Executiva inclui, além do presidente Maick José Soares Tavares, a vice-presidente Rosângela Colares, secretária de Cultura do Município de Barcelos; o secretário executivo João Bosco Borges, subsecretário de Cultura do Município de Itacoatiara; e secretária de Relações Públicas, Maria do Socorro Macena Ruzo, secretária de Cultura do Município de Caapiranga.

Confira os 32 municípios que votaram:

Anori – Barcelos – Benjamin Constant – Beruri – Boa Vista do Ramos – Boca do Acre – Borba – Caapiranga – Careiro – Careiro da Várzea – Coari – Codajás – Guajará – Humaitá – Itacoatiara – Itamarati – Itapiranga – Japurá – Manaquiri – Maués – Nhamundá – Nova Olinda do Norte – Parintins – Rio Preto da Eva – Santa Isabel do Rio Negro – Santo Antônio do Içá – São Gabriel da Cachoeira – São Sebastião do Uatumã – Silves – Tefé – Tonantins – Urucurituba.

Assuntos Agência Amazonas, Capa, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Ciama recebe embaixador do Chipre e trata de investimento e cooperação técnica bilateral

23 de julho de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima e ministra Márcia Lopes vistoriam obras da Casa da Mulher Brasileira

23 de julho de 2025
Amazonas

Palácio Rio Negro: Exposição “Manaus Bonita” revela belezas da capital amazonense em 40 fotografias

23 de julho de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima destaca importância dos servidores da Sefaz durante posse de novos concursados

23 de julho de 2025
Amazonas

Horta caseira e cultura da melancia: Sepror qualifica 53 produtores Tikuna em Amaturá

23 de julho de 2025
Amazonas

Do Purus para as finais: Lábrea conquista espaço no futsal do JEAs 2025

23 de julho de 2025
Jornal AmazonenseJornal Amazonense