Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Jornal Amazonense
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Jornal AmazonenseJornal Amazonense
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Procon-AM cobra explicações da concessionária de energia sobre apagão que atingiu Manaus e Região Metropolitana

3 de abril de 2025
Compartilhar

Há 26 segundos

Blecaute, registrado na quarta-feira, foi o segundo em menos de 30 dias

Foto: João Pedro Sales/Procon-AM

Nesta quinta-feira (03/04), o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) notificou a concessionária Amazonas Energia, para prestar esclarecimentos sobre a interrupção no fornecimento de luz que afetou Manaus e outros municípios da região metropolitana, como Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara, por cerca de três horas na noite de quarta-feira (02/04).

Este é o segundo blecaute em menos de 30 dias, sendo o desligamento da linha de transmissão Jurupari-Oriximiná novamente a causa apontada da falha. Considerando que o evento anterior em (07/03) atribuído a “fortes chuvas” como em comunicado nas redes sociais.

No documento entregue à sede da concessionária, localizada no bairro Flores, na Zona Centro-Sul de Manaus, o Procon solicita informações sobre as medidas preventivas adotadas para evitar a reincidência do problema, uma vez que falhas continuaram a ocorrer, como a demora no restabelecimento da energia, que não priorizou unidades de saúde.

Foto: João Pedro Sales/Procon-AM

Além disso, foram requeridos detalhes sobre o plano de ordem de serviço ou equivalente implementado após o blecaute de (07/03), visando prevenir novos incidentes; o laudo do operador nacional do sistema que ateste os desligamentos ocorridos em (07/03 e 02/04), incluindo suas causas; o plano contingencial e de emergências em vigor; a comprovação de atendimento prioritário a serviços essenciais de saúde; e as medidas adotadas para minimizar os impactos à população, bem como a reparação de eventuais perdas causadas pela interrupção no fornecimento de energia elétrica.

“Muitas pessoas tiveram prejuízos e a população pode recorrer aos seus direitos junto ao Procon, via requisição administrativa na própria concessionária de energia ou no Poder Judiciário. No Código de Defesa do Consumidor existe a teoria do risco e quem assume o risco das atividades são os fornecedores. Então, nós estamos trabalhando para responsabilizar cada um nessa cadeia”, disse o diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe.

O Procon-AM deu prazo de 10 dias para que a empresa Amazonas Energia S.A encaminhe as respostas, bem como a documentação comprobatória das medidas tomadas. O Procon ressalta ainda que a ausência de respostas pode configurar desobediência passível de sanção.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Festival de Parintins 2025: Saúde Amazonas reforça prevenção às violências com ações volantes e de educação em saúde

28 de junho de 2025
Amazonas

Festival de Parintins 2025: Mostra de Artesanato e Economia Solidária se consolida e registra recorde de visitação e vendas

28 de junho de 2025
Amazonas

Festival de Parintins 2025: 1º Circuito do Orgulho arrasta brincantes em celebração à diversidade

28 de junho de 2025
Amazonas

Festival de Parintins 2025: Pessoas com Deficiência brincam de boi-bumbá com acessibilidade no espaço do Governo do Amazonas

28 de junho de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima destaca importância do ‘Recicla, Galera’ para avanço na destinação de resíduos sólidos em Parintins

28 de junho de 2025
Amazonas

Festival de Parintins 2025: Defesa Civil promove ponto de hidratação para o público

28 de junho de 2025
Jornal AmazonenseJornal Amazonense