Cuidar das pessoas, da Casa Comum e de toda a criação de Deus foram os principais assuntos abordados durante a Reunião Solene em homenagem à Campanha da Fraternidade (CF) 2025 da Igreja Católica, que traz o tema ‘Fraternidade e Ecologia Integral’. A solenidade teve autoria do vereador Zé Ricardo (PT) e foi realizada nesta quinta-feira (27 de março), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Zé Ricardo destacou que ao falar de Ecologia Integral, inclui-se muitas vidas. Por isso, o vereador diz que é importante que toda sociedade tenha conhecimento sobre o tema da Campanha da Fraternidade.
“Tratar sobre os assuntos água, terra, indígena, natureza é fundamental para preservação da vida que é criação de Deus. A Campanha da Fraternidade sempre teve essa preocupação com o planeta. E o Laudato Si, enviado pelo Papa Francisco à humanidade, que tem como tema a preocupação com Casa Comum, está em comunhão com uma triste realidade que estamos vivendo no meio ambiente”, disse o vereador, reforçando a necessidade da participação popular na Conferência da Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada este ano no Pará.
Para o cardeal e arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, a sociedade mundial precisa viver uma verdadeira conversão ecológica e a CF cumpre o papel de conscientização.
“Nós não podemos continuar com os nossos igarapés tão poluídos. Nós não podemos continuar criando montanhas de lixo. Já esgotou a possibilidade de acumular lixo para a nossa cidade”, salientou o arcebispo.
A subsecretária de Políticas Para Mulheres e Direitos Humanos do Município, Graça Prola, destacou que a CF é necessária porque existem os dois conceitos: o de Ecologia e Fraternidade que, para ela, são fundamentais para dignidade do ser humano.
Prola também mostrou preocupação com a questão ambiental, lembrando que a secretaria está em campanha de arborização, fazendo distribuição de mudas para a população de todas as zonas da cidade.
Já o representante da Pastoral Presbiteral e assessor das Pastorais Sociais, Padre Alcimar, destacou a necessidade da ampliação de políticas públicas sobre o tema.
“É preciso mais políticas públicas, principalmente municipal, voltadas para o meio ambiente, caso contrário não haverá mudanças”, destacou, aproveitando a ocasião para solicitar apoio de Zé Ricardo para sensibilizar outros vereadores quanto ao assunto.
Texto: Jane Coelho (assessoria de imprensa do parlamentar)
The post Cuidado com o próximo e com o mundo é debatido na Reunião Solene em homenagem à Campanha da Fraternidade 2025 appeared first on Câmara Municipal de Manaus.