Há 34 minutos
Durante os três dias de evento, a Seas atuou com abordagens educativas, orientando e sensibilizando a população sobre os cuidados com as crianças e adolescentes
FOTOS: Divulgação/SEASCom foco na sensibilização e orientação da população sobre o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas), atuou de forma estratégica com ações educativas e preventivas em pontos estratégicos de Parintins (a 369 de quilômetros de Manaus). A ação aconteceu de sexta-feira a domingo (27 a 29/06), durante o 58º Festival Folclórico, um dos maiores eventos culturais do país.
Uma equipe técnica da Seas, composta por assistentes sociais e psicólogos, esteve em Parintins com o objetivo de reforçar a rede de proteção social durante o período festivo. As ações foram realizadas em parceria com diversos órgãos estaduais, que compõem a rede de proteção do Governo do Amazonas, com foco na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
As abordagens sociais foram executadas em locais de grande circulação, como o Bumbódromo, a orla da cidade, o mercado municipal e, também, durante a tradicional Festa dos Visitantes, realizada na quinta-feira (26/06). A equipe promoveu orientações junto ao público, especialmente pais e responsáveis, alertando sobre os cuidados necessários com menores de idade em ambientes festivos.
FOTOS: Divulgação/SEASA secretária da Seas, Kely Patrícia, destaca que as ações da secretaria no local reafirmam o compromisso do Governo do Amazonas em garantir a segurança e os direitos das crianças e adolescentes. “A Seas compõe a rede de proteção do Estado. E a presença da nossa equipe em Parintins reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a proteção da infância e da juventude”, afirmou.
De acordo com a assistente social do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Adriana Pellin, o balanço da ação ao longo dos três dias de festival foi positivo.
“Para a Seas, o saldo foi positivo. Conseguimos realizar abordagens nas filas, nos arredores do Bumbódromo e também em locais de festa, principalmente onde havia crianças e adolescentes. Mesmo quando estavam acompanhadas pelos pais, orientamos em relação aos horários. Ao todo, mais de 2 mil pessoas foram abordadas. Fortalecemos as parcerias com outros órgãos para que pudéssemos realizar um trabalho ainda melhor”, destacou.
FOTOS: Divulgação/SEASAlém das ações realizadas durante o Festival de Parintins, a Seas também esteve presente, com abordagens educativas, no Porto de Manaus e na Balsa Amarela, ao lado da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam). O objetivo foi sensibilizar os passageiros que embarcavam rumo a Parintins, alertando sobre os riscos que crianças e adolescentes e enfrentam em ambientes de grande circulação.
As ações da Seas de conscientização e proteção foram um reforço essencial para garantir que a celebração da cultura amazônica também fosse um espaço seguro para o público infantojuvenil.