Cerimônia de posse do juiz federal Érico Pinheiro no TRE-AM contou com representantes da Prefeitura de Manaus em 23/6.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Casa Civil, participou, nesta terça-feira, 23/6, da solenidade de posse do juiz federal Érico Pinheiro, que assume como membro titular da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para o biênio 2026-2028. A cerimônia foi realizada na sede do TRE-AM, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, e contou com a presença do chefe da Casa Civil, Célio Guedes, e da procuradora-geral do município, Carmen Santos.
Posse e composição da corte
O juiz federal Érico Pinheiro assume a titularidade após integrar a corte como juiz membro substituto no biênio 2024-2026. Ele ocupa a vaga deixada pela juíza federal Mara Elisa Andrade, que passa a atuar como membro suplente.
Durante a solenidade, Érico Pinheiro afirmou que, em seu novo cargo, atuará de forma semelhante à Justiça Federal, com foco na defesa da Constituição, do Estado democrático e dos direitos sociais. “A Justiça Eleitoral aqui no Brasil é um grande desafio devido à peculiaridade da nossa região, um Estado com dimensões continentais, grande distância. As eleições deste Estado são um grande desafio por conta de tudo isso e essas circunstâncias devem ser levadas também em consideração ao momento de decidir. Eu levo em consideração à realidade do nosso ribeirinho, do indígena, do caboclo, que exerce a sua democracia, a sua cidadania nesse período eleitoral”, pontuou o juiz.
Posicionamento da Prefeitura
O chefe da Casa Civil, Célio Guedes, ressaltou a importância da relação institucional entre o Executivo municipal e o Poder Judiciário. “Estamos aqui na solenidade de posse do juiz federal, doutor Érico Pinheiro, para reforçar o compromisso da Prefeitura de Manaus com a instituição judiciária. Isso é muito importante, essa relação institucional e Judiciário, e a prefeitura só reforça o compromisso que tem com a sociedade manauara”, afirmou.
A participação da Prefeitura de Manaus na cerimônia foi apresentada como reforço ao diálogo institucional entre o município e o Judiciário. Conforme a administração municipal, os diálogos entre os poderes contribuem para fortalecer os direitos da população manauara nas zonas urbana e rural.
Texto – Emile Souza/Semcom
Fotos – João Viana/Semcom
Assuntos nesse artigo:
#posse, #juizfederal, #ericopinheiro, #tream, #amazonas, #aleixo, #zonacentrosul, #prefeiturademanaus, #casacivil, #celioguedes, #carmensantos, #maraelisaandrade, #membrotitular, #membrosuplente, #justicaeleitoral, #justicafederal, #direitossociais, #ribeirinho, #indigena, #caboclo
Publicado em: 23/06/2026 às 19:44

