Há 5 minutos
Gestão estadual destacou estratégias exitosas para ampliar o acesso à saúde para a população
Fotos: Evandro Seixas/ SES-AMO programa Saúde AM Digital, estratégia do Governo do Amazonas para ampliar oferta e reduzir tempo de espera por consultas e exames especializados, foi uma das experiências apresentadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), durante o 5° Encontro de Centros de Inteligência Estratégica de Gestão do SUS (Cieges), onde foram apresentados os dados do programa que, também, usa Inteligência Artificial para reduzir absenteísmo (faltas) e se comunicar com os usuários que aguardam consultas pelo Sistema de Regulação.
Organizado pela SES-AM e pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o encontro recebe representantes do Ministério da Saúde (MS) e de mais 17 estados brasileiros, além de autoridades locais e nacionais na capital amazonense. O evento começou ontem (17/07) e encerra nesta sexta-feira (18/07), no auditório do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, e marca a entrada do Amazonas na Rede Nacional do Cieges. Nesta sexta-feira será inaugurado o Cieges Amazonas, na sede da Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, afirma que, com a assistente virtual, o processo de regulação foi significativamente aprimorado, garantindo mais eficiência no uso dos serviços e aproximando o SUS do cidadão. “Em apenas três meses, autorizamos mais de 347 mil consultas e exames. A ferramenta também realiza o saneamento das filas, verifica o interesse do usuário no serviço e utiliza análise preditiva para reduzir ausências, otimizando o uso das agendas com o chamado overbooking inteligente. Além disso, auxilia na decisão entre o atendimento presencial ou por teleconsulta”, afirmou a secretária.
Fotos: Evandro Seixas/ SES-AMDurante a apresentação, a secretária também destacou a expansão da estratégia de Telessaúde no estado, com a implantação de 78 salas de teleconsulta e telelaudo em 21 municípios. As telessalas contam com suporte técnico local e atendem, principalmente, especialidades de alta demanda, como cardiologia, neurologia e endocrinologia.
“Com a Telessaúde, conseguimos ampliar o acesso de forma inédita, levando atendimento qualificado a regiões remotas e reduzindo significativamente o tempo de espera. Com a implementação do Saúde AM digital, conseguimos reduzir de 100 para 19 dias, o tempo entre o agendamento e o atendimento nas especialidades oferecidas por Telessaúde”, destacou a secretária.
Programação
A programação do evento continua nesta sexta-feira (18/07), com a apresentação de experiências exitosas das cinco regiões do país e o lançamento oficial do Cieges-AM, sediado FVS-RCP, localizada na avenida Torquato Tapajós, bairro Colônia Santo Antônio, zona norte de Manaus.
O Cieges-AM é um ambiente moderno e integrado, que permite acesso centralizado e em tempo real a dados estratégicos, por meio de painéis interativos e indicadores de vigilância e assistência. A estrutura fortalece a tomada de decisões baseada em evidências; e aprimora o planejamento e a resposta da gestão estadual frente aos desafios da saúde pública.