SES-AM registrou 303 atendimentos entre 7h do dia 25 e 7h do dia 26 de junho, com operações em unidades fixas, ambulatórios e estandes de atendimento.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) registrou 303 atendimentos durante a Festa dos Visitantes, antecedendo o Festival de Parintins, entre as 7h do dia 25 e as 7h do dia 26 de junho. As equipes atuaram em unidades de saúde, no Barco Hospital São João XXIII, no Barco Hospital São João XXII, nos hospitais Jofre Cohen e Padre Colombo, na UPA do Bumbódromo e nos ambulatórios Azul e Vermelho dentro do Bumbódromo.
Atendimentos durante a Festa dos Visitantes
Do total de atendimentos, 55 ocorreram durante a Festa dos Visitantes: 22 foram registrados na UPA do Bumbódromo ainda na quinta-feira (25/06) e 21 nas primeiras horas do dia 26. Os ambulatórios dos bois Caprichoso e Garantido realizaram seis atendimentos cada durante o pré-festival.
O secretário de Estado de Saúde, Luis Alberto Saraiva, disse que o resultado reflete o planejamento e a estrutura organizada pelo Governo do Amazonas. Segundo ele, “O evento transcorreu com tranquilidade do ponto de vista da assistência em saúde. A maior parte dos atendimentos foi de baixa complexidade, demonstrando que a estrutura montada pelo Governo do Amazonas respondeu com agilidade e eficiência. Seguimos mobilizados durante todo o Festival para garantir atendimento qualificado, humanizado e seguro à população e aos visitantes. Saúde é pra já, é pra gente.”
Remoções e gravidade dos casos
Durante a operação foram registradas 10 remoções de pacientes, sendo oito terrestres e duas aéreas. Também foram realizados dois atendimentos por unidade móvel terrestre.
Quanto à gravidade das ocorrências, oito casos foram classificados como sem gravidade, um como pouco grave e três como graves. Dos pacientes removidos, sete foram encaminhados ao Hospital Padre Colombo e três ao Hospital Regional Dr. Jofre Matos Cohen.
Saúde AM Digital
No estande do programa Saúde AM Digital no Turistódromo foram atendidas 174 pessoas na quinta-feira (25/06). As equipes ofereceram orientações sobre o uso do aplicativo, localizaram pontos da rede de saúde no município, apoiaram teleconsulta e realizaram instalação do aplicativo.
Daquelas 174 pessoas, 132 eram turistas amazonenses, 19 eram moradores de Parintins, 18 eram turistas de outros estados e cinco eram estrangeiros.
Vigilância em saúde
As equipes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – FVS-RCP – reforçaram ações preventivas durante a Festa dos Visitantes. Na Vigilância Sanitária foram inspecionados 200 ambulantes e barracas, cinco bares e restaurantes, quatro embarcações, um serviço de hospedagem e dois eventos.
Também foram distribuídos 9.860 preservativos, 4 mil sachês de gel lubrificante, 300 autotestes para HIV e materiais educativos. A Vigilância de Violências e Acidentes não registrou notificações de violência durante a operação.
A operação especial da SES-AM segue durante todo o Festival de Parintins, garantindo assistência, vigilância em saúde e atendimento à população e aos visitantes.
Assuntos nesse artigo:
#festivaldeparintins, #sesam, #festadosvisitantes, #bumbodromo, #upa, #barcohospitalsaojoaoxxiii, #barcohospitalsaojoaxxii, #hospitaljofrecohen, #hospitalpadrecolombo, #hospitalregionaldrjofrematoscohen, #saudeamdigital, #turistodromo, #remocoes, #atendimentos, #fvsrcp, #vigilanciaemsaude, #preservativos, #autotestes, #caprichoso, #garantido
Publicado em: 26/06/2026 às 16:07

