terça-feira, 20 de outubro de 2026
PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Proposta condiciona cobrança trabalhista à participação da empresa na fase de julgamento

Projeto em tramitação na Câmara dos Deputados estabelece que a empresa cobrada por uma dívida trabalhista deve ter participado da ação desde o início. A medida pretende impedir a inclusão de novos responsáveis somente depois da sentença.
Reuniao-Corporativa-com-Documentos

Uma proposta em análise na Câmara dos Deputados estabelece que a cobrança de uma dívida trabalhista não poderá alcançar empresa que não tenha participado da ação desde o início. Pelo texto, a definição das empresas responsáveis deverá ocorrer ainda na fase em que o processo é discutido e julgado, antes da etapa de execução.

A medida busca impedir que uma empresa seja incluída apenas depois da sentença, quando começa a cobrança do valor reconhecido pela Justiça. A regra prevista no projeto relaciona a possibilidade de exigir o pagamento à participação da empresa no processo original e à oportunidade de apresentar defesa.

O que a proposta pretende mudar

Nos processos trabalhistas, a fase de julgamento é o momento em que as partes apresentam suas alegações, provas e argumentos sobre a existência da dívida e sobre quem deve responder por ela. Depois da decisão, começa a etapa de execução, destinada ao cumprimento do que foi determinado.

O projeto estabelece que a execução deverá respeitar o conjunto de empresas indicado no início da ação. Assim, uma empresa que não tenha integrado a fase de julgamento não poderia ser chamada apenas no momento de cobrar o débito, segundo o texto em análise.

Na prática, a proposta desloca para o começo do processo a discussão sobre quais empresas podem ser responsabilizadas. A lista não poderia ser ampliada posteriormente para incluir uma companhia que não teve participação na formação da decisão judicial.

Participação no processo passa a ser requisito

O ponto central da proposta é a exigência de que a empresa tenha feito parte da ação desde a sua abertura. Não bastaria, portanto, que o nome da companhia aparecesse apenas na fase de execução ou que ela fosse apontada como responsável depois do julgamento.

De acordo com o texto, a empresa precisa ser chamada a participar da discussão antes que a decisão seja tomada. Essa participação permitiria que apresentasse sua versão dos fatos, contestasse os pedidos formulados e produzisse as provas consideradas necessárias no processo.

A regra também vincula a cobrança ao conteúdo da decisão proferida na ação. Se uma empresa não tiver sido incluída no processo que resultou na sentença, a execução não poderia criar, por conta própria, uma nova obrigação para essa companhia.

Definição antes da sentença

A proposta estabelece uma sequência para a responsabilização. Primeiro, as empresas apontadas como devedoras ou responsáveis deveriam ser identificadas e incluídas na ação. Em seguida, elas participariam da fase de conhecimento, na qual a Justiça analisa os fatos e decide a controvérsia. Somente depois viria a cobrança do valor definido na sentença.

O texto, portanto, não trata apenas do pagamento da dívida. Ele também define em que momento deve ser examinada a responsabilidade de cada empresa. A consequência prevista é que a execução não possa alterar o grupo de empresas alcançado pela decisão.

Segundo a proposta, a empresa não poderia ser surpreendida com uma cobrança sem ter tido a oportunidade de se defender no processo que originou o débito. A discussão sobre sua eventual responsabilidade teria de ocorrer antes do encerramento do julgamento.

Limites para a fase de execução

A execução trabalhista tem como objetivo fazer cumprir uma decisão já tomada. O projeto parte desse caráter para estabelecer que essa etapa não deve ser usada para ampliar o número de responsáveis pelo débito.

Com a regra, a cobrança ficaria limitada às empresas que participaram da ação desde o início e foram alcançadas pela decisão judicial. A inclusão posterior de uma nova empresa deixaria de ser admitida quando ela não tivesse integrado a fase anterior do processo.

O texto também impede que a execução seja utilizada para resolver, pela primeira vez, uma questão que deveria ter sido discutida durante o julgamento. A responsabilidade da empresa, conforme a proposta, precisaria estar submetida ao contraditório antes da sentença.

Relação com o direito de defesa

A justificativa da medida está associada à necessidade de assegurar defesa à empresa que possa ser responsabilizada por uma dívida trabalhista. Para o projeto, não seria suficiente cobrar uma companhia sem que ela tivesse participado da ação e conhecido os argumentos apresentados contra ela.

A participação desde o começo permitiria que a empresa acompanhasse os atos processuais e contestasse sua inclusão. Também daria à Justiça a possibilidade de analisar, antes da decisão, os argumentos específicos relacionados à responsabilidade daquela companhia.

O projeto preserva, assim, a distinção entre discutir a existência e a extensão da dívida e cobrar o valor reconhecido judicialmente. A proposta determina que a segunda etapa siga os limites estabelecidos na primeira, sem incorporar empresas que ficaram fora do julgamento.

Impacto sobre empresas incluídas depois

Se aprovado nos termos apresentados, o texto atingirá situações em que uma empresa é chamada a responder pelo débito somente quando a decisão já foi proferida. Nesses casos, a cobrança não poderia prosseguir contra a companhia se ela não tivesse participado da ação original.

A proposta não autoriza que a execução seja usada para incluir novos responsáveis com base apenas na necessidade de receber o valor reconhecido na sentença. A identificação de quem pode ser cobrado teria de constar do processo desde a fase inicial.

O alcance da medida dependerá da redação final aprovada pelo Congresso e da forma como a regra será aplicada aos processos. Por enquanto, trata-se de uma proposta em tramitação, sem alteração imediata das regras vigentes.

Tramitação na Câmara

O projeto está em análise na Câmara dos Deputados. A apresentação da proposta não produz, por si só, mudança nos procedimentos adotados pela Justiça do Trabalho. Para que a regra entre em vigor, ainda será necessário que o texto avance no processo legislativo e seja aprovado conforme as etapas previstas.

Durante a tramitação, o conteúdo poderá ser discutido e eventualmente modificado. A versão que venha a ser aprovada ao final poderá diferir do texto atualmente apresentado.

O ponto mantido pela proposta é a tentativa de impedir que a fase de execução seja utilizada para incluir uma empresa que não teve participação na ação desde o início. A responsabilidade, conforme o projeto, deve ser examinada enquanto o processo ainda estiver na etapa de julgamento.

Como ficaria a cobrança

Pelo modelo previsto, a empresa que constar da ação desde a abertura poderá apresentar defesa e acompanhar a análise sobre sua responsabilidade. Se a decisão reconhecer a obrigação, a cobrança poderá prosseguir nos limites definidos pela sentença.

Já a empresa que não estiver entre os participantes do processo original não poderia ser incorporada somente depois, na etapa destinada ao cumprimento da decisão. O projeto transforma a presença na fase inicial em condição para que a companhia seja alcançada pela execução.

A proposta, portanto, procura manter na cobrança o mesmo grupo de empresas que participou da discussão judicial. A sentença e a execução deveriam observar essa correspondência, sem ampliar posteriormente o conjunto de responsáveis.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.